logo20 A4 site.png

O Colar Sagrado 

 

Mala é um tipo de colar criado há milhares de anos para a contagem da meditação e como adornos de proteção.

Na tradição hindu o Mala ou Japa Mala (colar de contas=contar), é utilizado para pautar e medir o tempo da meditação, e acredita-se que cada colar deve ser dedicado a um só mantra ou a um só propósito, por isso que são tidos também como colares de proteção/guia. E por ser um objeto especial deve-se ter um cuidado ideal, como por exemplo, não tocá-los no solo ou deixa-los jogados, e por ser um objeto transformador de energia individual não deixá-los de mão em mão, manter sempre consigo. Utilizar a mão direita para a contagem e manuseio também é uma especificação para uso, já que tradicionalmente a utilização da mão esquerda é imprópria em algumas práticas diárias.

Na Índia o Mala é encontrado principalmente em sementes de rudraksha (sementes conhecidas como lágrimas de Shiva) e pedras naturais. Peças que normalmente são personalizadas para as necessidades de cada indivíduo e baseados na tradição védica. Mas pela popularidade do Mala, hoje eles são feitos de diversos materiais, e que podem e devem ser escolhidos conforme intuição ou até mesmo indicação (mestre ou terapeuta). O importante é que sejam de contas naturais, sementes, madeira ou pedras, já que é um colar de poder energético e essas energias entram em sintonia “naturalmente”.

O Mala contém 108 contas, que é um número auspicioso para os indianos, mas podemos encontrar peças menores com 18 contas, sempre múltiplo de 9, e que facilita a adaptação no tempo de contagem do mantra ou da meditação.

Para a prática de meditação, principalmente para quem está iniciando, é considerado um objeto importante, já que ele ajuda a marcar o ritmo, estimulando uma estabilidade nas ondas cerebrais, e consequentemente estabilidade nos campos mental/emocional, físico e energético. A vibração de todo o corpo entra em sintonia e naturalmente se acalma, até porque está sendo direcionado a um só objeto, a um só foco, de maneira ritmada. 

 

O Japamala nos faz entrar em sintonia com a intenção inserida e nos coloca na conexão de boas vibrações e proteção. Um instrumento de poder!

 

por Simone Morillo