logoMahaCH.jpg
narcolepsia.jpg

Narcolepsia e o Yoga

 

A Narcolepsia é um distúrbio do sono, que apresenta sonolência excessiva durante o dia, perda do tônus muscular (incapacidade de se mover ou falar) e alucinações que podem causar medo ou ansiedade, e que podem acontecer em qualquer momento do dia.
Hoje, uma doença muito comum e que muitas vezes é confundida com preguiça, depressão, esquizofrenia ou transtorno de atenção. Pode acontecer entre a infância e adolescência, na menopausa, ou mesmo após aos quarenta anos. Acredita-se que a causa pode ser a perda de células do hipotálamo que morrem precocemente não produzindo o neurotransmissor (hipocretina) responsável por nos manter acordados. Esse distúrbio pode ser genético ou decorrente de situações de alto estresse.
Os sintomas desaparecem em minutos, não causam efeitos físicos ou traumas duradouros, no entanto a experiência pode ser muito desconfortável e assustadora.
É uma condição crônica e que pode ser controlada e tratada através de medicamentos e algumas mudanças no estilo de vida.
A prática regular devolve o estado de conexão consigo, e através do conhecimento e percepção de si, auxilia no direcionamento da mente e sensações, para reconhecer o momento e lidar com o problema da melhor forma possível, diminuindo até os sintomas e desconfortos.A prática de Hatha Yoga também estimula a regularização dos hormônios, permitindo que o corpo reaja cada vez mais forte e equilibrado.

 

por Simone Morillo

08/10/19