logoMahaCH.jpg

Yoga para Depressão e Ansiedade

 

O Brasil é o país de maior taxa de pessoas que sofrem transtornos de ansiedade, e quinto em casos de depressão, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A intervenção do Yoga no tratamento da depressão e ansiedade tem tido resultados surpreendentes e bem significativos conforme diversas pesquisas científicas realizadas nos EUA, Europa e Ásia.
O Yoga hoje é muito mais que uma prática de desenvolvimento espiritual, ou mesmo uma atividade física. É considerada uma prática que promove o bem estar geral, já que, reconhecidamente, altera reações químicas do DNA, promovendo mudanças moleculares nos genes, desligando mecanismos desconfortáveis e ativando os positivos (calma, prazer, segurança, presença...). O excesso de pensamentos, as sensações de medo, aflição, agonia, preocupação, taquicardia, entre outros sintomas, passam a diminuir conforme vai desenvolvendo o senso de auto-percepção, auto-conhecimento, assim estabelecendo a tranquilidade/serenidade através do aprendizado respiratório, consciencial e meditativo.
A prática de Hatha yoga libera serotonina, endorfina e propamina, substâncias que aumentam a oxigenação sanguínea, o relaxamento muscular e a sensação de prazer, reduzindo os níveis de cortisol, ligado ao estresse. E a ação principal da melhora, é a percepção e direcionamento amplo da respiração, melhorando a oxigenação do cérebro, ativando os hormônios que estimulam o conforto e bem estar. Os ásanas, posturas físicas, e outras técnicas complementares estimulam o psicomental e fortalecem os órgãos, como por exemplo a tireoide, auxiliando no gerenciamento regular dos hormônios, equilibrando os distúrbios emocionais (como inquietude ou letargia). Sim, o Yoga pode ser até cogitado como um remédio para as doenças, e as pesquisas e estudos reconhecem que os resultados já são aparentes a partir de nove semanas. Apesar dos resultados significativos é importante manter o acompanhamento médico e utilização de fármacos, regulando o uso e até suspensão conforme indicação da melhora.
Vamos praticar YOGA!!! Promover sensações boas, condições boas....

 

por Simone Morillo

24/09/19